Por favor tenham em atenção esta imagem, composta por uma uma imagem minha a outra retirada do blog moda biju.
Estava eu a pesquisar na net, este mundo maravilhoso de ideias e imagens, umas ideias para desenvolver projectos novos que me façam aprender, evoluir e também ter algum proveito com todo este trabalho que a vida não está fácil para ninguém, dou de caras com um cartaz de um workshop que se realizou no passado sábado em Braga.
Pensei eu: "interessante, gosto de workshops, deixa lá ver de que é. Tema giro, porta-moedas", e qual o meu espanto quando foco a imagem, "hummmm... não sei porquê, isto é-me familiar, hummmmm... deixa lá confirmar uma coisita".
Faço uma pequena pesquisa no meu blog, onde só tenho fotografias com coisas feitas por mim, note-se bem, feitas por mim, confirmo as minhas suspeitas, a fotografia que vi no cartaz é minha, MINHA!
Volto ao blog onde vi o cartaz e revejo posts anteriores e verifico que a minha foto já foi usada anteriormente.
Peço e agradeço que da próxima vez que usarem uma fotografia que não da autoria, tenham a gentileza de avisar que o vão fazer ou então colocar de onde retiram a imagem.
Isto de usar as imagens dos outros não é bonito, induzir o leitor em erro, pois quem vê, não havendo indicação da fonte onde foi retirada, considera que a foto é da autoria da pessoa responsável pelo cartaz. Isto é no mínimo uma grande falta de civismo.
Quando aparece um cartaz a anunciar um workshop onde é suposto ensinar a fazer qualquer, neste caso um porta-moedas, parte-se do princípio que se sabe do que se está a ensinar, ou seja, pelo menos tem que fazer um modelo para que que possa saber explicar como se faz e quais os passos a seguir.
Então se tem o modelo porque não tirar fotografia e colocar no cartaz em vez de copiar fotografias alheias?
No primeiro cartaz, ainda penso, tiveram preguiça de fazer um porta-moedas (partindo do princípio que sabiam fazer), foram a este mundo maravilhoso que é a net, e toca sacar uma imagem no meio da milhões de imagens que o autor nunca vai saber.
Foi asar, por acaso descobri e o que mais chateia é induzir as pessoas em erro, pois estão a passar uma mensagem errada, pois não sabem como foi feito este em especifico, que molde usei, como foi feito o acabamento.
O blog e esta página do facebook estão visíveis para qualquer pessoa, para que possam ver o meu trabalho, tirar ideias e adquirir as peças, não para usarem as minhas fotografias em beneficio próprio.
0 comentários:
Enviar um comentário